Criaturas Imaginárias | Museu Casa do Pontal

criaturas imaginárias
O Museu Casa do Pontal apresenta, a partir de 30 de novembro, a exposição “Criaturas Imaginárias”, promovendo o encontro das obras do artista popular e poeta Manoel Galdino com os artistas contemporâneos Angelo Venosa, Cristina Salgado, Eliane Duarte e Zé Carlos Garcia, sob a temática dos bichos fabulosos. Para marcar a abertura da exposição, o grupo Gesta, que tem por inspiração o movimento Armorial, apresentou-se em um show.

A mostra dá sequência a uma série de encontros entre a arte popular e a arte contemporânea no Museu Casa do Pontal, iniciada em 2010 com a exposição Máquinas Poéticas e que colocou o pioneiro da arte cinética no Brasil, Abraham Palatnik, em diálogo com artistas populares que também tornaram o movimento eixo central de suas produções. Com curadoria da antropóloga Angela Mascelani, diretora do Museu Casa do Pontal, CRIATURAS IMAGINÁRIAS é fruto da interlocução com Guilherme Vergara, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e realiza mais uma cooperação entre as duas instituições.

Criaturas Imaginárias reúne 18 modelagens de Manoel Galdino (Caruaru, PE, 1929-1996), todas do acervo do Museu Casa do Pontal. E ainda uma obra de Angelo Venosa, duas de Cristina Salgado e uma de Eliane Duarte, as quatro integrantes da Coleção João Sattamini, sob a guarda do MAC/Niterói. Também traz uma obra de Zé Carlos Garcia, proveniente de sua coleção particular.

A mostra é parte do plano de atividades da instituição que tem como mantenedores a Vale, a Petrobras e o IRB Brasil RE; patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura; apoio financeiro do BNDES; parceria institucional Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e realização do Ministério da Cultura (MinC).

Visitação: até 30 de março de 2014
Terça a sexta-feira, de 9:30 às 17h
Sábado, domingos e feriados, de 10 às 18h

Página do Museu Casa do Pontal

A exposição no Facebook

PET

PET